Batman e Patatá protestam em SP

O rapel no viaduto Santa Generosa que chamou a atenção dos motoristas que passavam pela Avenida 23 de Maio nesta quinta-feira (7) não foi a primeira manifestação do empresário de 38 anos que se veste de Batman para protestar contra a violência em São Paulo.

O manifestante, que não revela sua identidade e pede ser para chamado apenas de "Batman", mora no Capão Redondo, na Zona Sul da cidade, e diz manter um trabalho social com um grupo de amigos da região. Um deles é o pintor de 20 anos que, vestido de Patatá, participou da ação no viaduto. Os outros membros do grupo, batizado de "Loucos pela Paz", se vestem de Zorro, Homem das Cavernas, entre outros personagens.

 O "Batman do Capão Redondo" afirma que é "empresário do ramo da construção", distribui brinquedos para crianças e divulga mensagens contra a violência. "Quando a gente fala em violência, não é só assassinato. Se falta professor na escola, começou a violência total, porque se o aluno não está aprendendo na escola, ele está na rua", diz o ativista.
"A gente luta por isso, [...] pra fazer a cabeça da molecada para o lado bom da vida. A criança mora na comunidade e o traficante logo 'adota', mas se a criança estiver vacinada contra isso, ele não vai conseguir", argumenta.
Ele relata que mantém o nome verdadeiro em sigilo porque afirma que é "um trabalho social, de caridade". .

O 'Batman do Capão Redondo' tem um grupo que faz trabalho social no bairro

O grupo organiza protestos contra a violência em diversos pontos da cidade. O primeiro foi em novembro de 2012. "Fizemos um grafite num muro no Campo Limpo contra a violência, dizendo: 'Nossas crianças espelham-se no que veem, e só estão vendo violência'", conta ele.
"Como apagaram [a mensagem], a gente mudou de tática", diz. Foi quando começaram as manifestações com roupas de personagens famosos.
Mas o primeiro rapel, segundo o "Batman", aconteceu na Ponte João Dias, que cruza o rio Pinheiros. Ele conta que os manifestantes também já desceram pela ponte Octávio Frias de Oliveira, no Brooklin, e pelo viaduto João Julião da Costa Aguiar, próximo ao aeroporto de Congonhas, entre outros lugares. O empresário diz que já havia protestado no Viaduto Santa Generosa outra vez, mas sem a roupa do super-herói de Gotham City. "[Na outra vez] foi o Shrek que desceu", revela.

Na ação desta quinta, os dois manifestantes foram levados para o 26º Distrito Policial, no Sacomã, na Zona Sul. A delegada Lilian Lamanna informou que foi assinado um Termo Circunstanciado por provocação de tumulto e conduta inconveniente (previsto pelo Artigo 40 da Lei de Contravenções Penais).
O grupo também já viajou para Brasília (DF), onde entregaram um manifesto pela paz a senadores paulistas em dezembro de 2012. "Nós fomos fantasiados, a gente não tira a fantasia para nada. Na verdade, não é fantasia. Já virou uma farda", diz Batman, que foi acompanhado do Zorro e do Homem das Cavernas na ocasião.

Fonte: G1 Noticias

0 comentários: