Como manter a fidelidade

Nos dias de hoje que está cada vez mais dificil manter fiel , o blog sitonizados separou alguns pontos para ajudar a manter a fidelidade em seus relacionamentos.


Admiração – e não apatia

Jurar “até que a morte nos separe” não significa que você pode parar de admirar seu parceiro. Esse tipo de atitude gera uma apatia que aos poucos o leva a crer que a admiração é óbvia e essa “obviedade” pode levar um dos dois a buscar seu próprio valor em outro lugar. Uma das coisas mais inteligentes que um casal pode fazer é assumir que seu relacionamento pode, sim, terminar a qualquer momento. Compreender isso cria uma gratidão ativa na pessoa e incita nela uma urgência em mostrar ao outro o quanto você se importa com ele. Para ajudá-lo a mudar sua perspectiva, pergunte-se todas as manhãs: “Por que eu devo valorizar meu companheiro e o que posso fazer hoje pra demonstrar isso?”. Pode ser simples como um elogio, um e-mail para lembrá-lo de que você está pensando nele ou um jantar surpresa só para vocês dois. Se você se sentir pouco valorizado, peça para que seu parceiro faça o mesmo que você. Não passem um dia sequer sem demonstrar o valor que o outro tem e vocês verão os resultados

Não culpe somente o sexo

A mídia costuma pintar a traição como um resultado da escravidão humana ao sexo, mas a maioria dos casos extraconjugais se dá por razões emocionais e não por simples atração física. O interessante é que muitos homens tendem a relacionar “intimidade” somente com contato físico e muitas vezes esse contato deixa a desejar, fazendo com que o homem não sinta a intimidade que seu psicológico busca, fazendo-o, assim, buscar (mesmo que erroneamente) essa intimidade em outra pessoa através do sexo. Então, como criar essa intimidade entre o casal? Parece simplista, mas tente conquistá-la através do próprio sexo. Quando um homem se sente sexualmente íntimo de sua parceira, ele começa a abrir espaço para ser emocionalmente íntimo também.

Seja empático

Enquanto as mulheres tendem a se abrir franca e honestamente com suas amigas, homens têm uma dificuldade maior em expressar pensamentos e sentimentos mais profundos. As mulheres conseguem pôr para fora as emoções que as consomem, enquanto os homens tendem a crer que sua masculinidade será posta à prova se ele se abrir mais. Se você, mulher, percebe que seu parceiro tem dificuldades em se expressar, tente fazer com que ele se abra com você e, ao invés de reagir aos comentários dele, procure aprofundar mais o assunto, fazendo perguntas e procurando entender o que se passa em sua mente. Os resultados podem ser surpreendentes.

O fator “amizade”

Outro fator que pode diminuir a incidência de casos de infidelidade é possuir amigos do mesmo sexo. Por mais que as relações de mulheres com mulheres e homens com homens sejam diferentes, mulheres falam a mesma língua entre elas e homens falam a mesma língua entre eles. Assim, tendo pessoas que realmente entendam o que você quer dizer quando está falando de relacionamentos pode ajudar a diminuir as discussões em casa. Apóie a amizade de seu parceiro com outras pessoas do mesmo sexo. Não ache ruim quando seu marido vai jogar bola e tomar uma cerveja com os amigos, nem quando sua mulher vai fazer compras e tomar uns drinks com as amigas. Essas amizades ajudam a preencher a necessidade de intimidade emocional de ambos os parceiros.

Cresçam juntos

Não é porque vocês estão juntos desde que tinham 20 e poucos anos que vocês se desenvolveram da mesma forma – ou cresceram o mesmo tanto e com a mesma velocidade. Psicólogos dizem que em muitos casos de infidelidade os parceiros não “se ajudaram” a crescer. Uma maneira de crescer juntos é planejas metas comuns. Por exemplo, se vocês vivem na mesma casa há décadas e estão cansados disso, discutam mudar de casa. Você pode não saber, mas seu parceiro pode estar tão cansado quanto você e procurar a opinião do outro sobre um assunto que diz respeito a vocês dois mostra que você respeita e valoriza a opinião dele(a) – algo que muitos acreditam encontrar só em um(a) amante.

Não há assuntos proibidos

A confiança é uma questão chave em um relacionamento. A idéia de que alguém realmente o entenda é importante. Mas é difícil não se conter mais quando o assunto em questão pode causar uma tensão no matrimônio. Evite ter qualquer tipo de tabu, converse sobre todos os assuntos, mesmo que eles sejam difíceis como sua vida sexual, coisas que “faltam” no casamento de vocês e etc. Um relacionamento imune a tensões não existe, mas a tensão provocada por evitar tocar em assuntos importantes mas complicados pode ser muito prejudicial. Jogar limpo e com todas as cartas na mesa reforça o senso de confiança entre o casal.

Falar é bom, mas fazer é melhor ainda

Quando algo não está bom, as mulheres preferem conversar sobre o assunto, esmiuçá-lo e discuti-lo até que se chegue a um acordo, ao contrário dos homens, que detestam essas discussões. Discutir a relação é, teoricamente, muito saudável, mas de nada adianta se a discussão não passar de um falatório. Um belo discurso sem nenhuma ação posterior não leva a lugar algum. Substituir as DRs por atividades conjuntas que sejam prazerosas para os dois e ao mesmo tempo os ajudem a resolver suas questões mal resolvidas aumenta a sensação de união entre o casal. Tentem mudar as coisas um pouco: ao invés de reclamar que vocês não estão se comunicando muito bem ultimamente, faça algo que melhore essa comunicação. Por exemplo, se ambos gostam de cozinhar, experimentem fazer um breve curso de culinária juntos, um curso sobre algum tipo de comida sobre a qual nenhum dos dois tem muito conhecimento. Dessa forma, vocês iniciarão algo do mesmo nível e precisarão da ajuda e do suporte do outro, criando uma nova forma de comunicação entre vocês.

Recrie o conceito de “masculinidade”

Crescemos em uma sociedade que nos ensinou que os homens devem ser agressivos, corajosos, dominantes e pouco emotivos – caso contrário, sua masculinidade seria duvidosa. Ao mesmo tempo em que as mulheres recriaram, ao longo dos anos, o conceito e o padrão de uma mulher perfeita, é importante que o conceito masculino também seja revisto e repaginado. Homens devem procurar ser mais atenciosos, carinhoso e sensíveis. Mulheres devem procurar valorizar essas “novas” características masculinas, elogiando-as sempre que possível. Um novo homem povoa a sociedade de hoje e é necessário valorizá-lo, pois sua valorização aumentará a intimidade entre o casal.

Não tenha medo do seu “lado negro”

As sombras do relacionamento (ou seja, os lugares escuros aonde se evita ir para não correr o risco de perder o “lugar feliz” onde se está) muitas vezes são o que impulsiona um dos parceiros a trair. É importante encarar os problemas de um relacionamento, não fugir deles. Busque os defeitos seus e de seu parceiro, conversem sobre eles e tentem amenizá-los. Depois, pense nas qualidades que ambos têm e usem-nas para compensar os males que os defeitos trazem. A balança deve sempre pender para o lado das qualidades, se pender para o lado dos defeito, está na hora de conversar e acertar os ponteiros.

Sentir saudades faz bem

Apesar de a maioria das pessoas alegar não gostar de “escassez” no campo amoroso, às vezes a melhor estratégia para fazer uma pessoa se lembrar de quão especial você é, é fazê-la sentir saudades suas. Assim, procure fazer atividades só suas, que façam com que vocês fiquem longe um do outro por algumas horas a mais durante a semana. Enquanto as mulheres tendem a valorizar o que é raro (que pode ser desde diamantes até essas horas que ela não pode passar com o marido), homens tendem a valorizar mais qualquer coisa em que haja um senso de competição – mesmo que a competição seja com o próprio tempo, que o “impede” de passar mais tempo com a esposa.


Fonte: Segredos da Cama

0 comentários: